Texto: Marco d Moraes
Imagens: Wellington Jorge
A insanidade administrativa do Prefeito Marcelo Crivella, leva a população a pagar 100 mil reais por dia.
A Linha Amarela pode virar uma Av. Brasil ou Linha Vermelha, pois para ficar cheia de buracos, com a iluminação precária e sem segurança para os usuários está a um passo. Enquanto todos procuram privatizar as avenidas expressas e estradas buscando parceiros para melhor atender a população de seus municípios, a Prefeitura do Rio de Janeiro, resolve sobrecarregar os já combalidos cofres públicos numa atitude eleitoreira e irresponsável, o prefeito rescindiu unilateralmente o contrato de concessão da Lamsa que administra a Linha Amarela, alegando falta de repasses das verbas e super faturamento nas obras de manutenção.
E na calada da noite com suas máquinas os funcionários da prefeitura, quebraram toda a estrutura de cobrança do pedágio, que ao meu ver eram salgados a bem da verdade, R$7,50 na ida e na volta, e assim abrindo a passagem sem cobrança pela via.
O mais sensato seria fazer como na Ponte Rio-Niterói, abrir nova licitação com teto máximo de cobrança, mas não, foi tudo posto abaixo na tentativa de mostrar a população quem é que manda.
Agora, a CETRIO, RIOLUZ, COMLURB, Guarda Municipal e outros órgãos que estarão envolvidos diretamente na preservação, estão passando por um sucateamento financeiro e estrutural e sem a arrecadação não terão como manter minimamente a Linha Amarela que pode ter seus dias contados.